quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Finalmente, noticias.

Olá!

Mais uma postagem (desculpa a falta de noticias!). Vou começar falando de coisas gerais e depois falo do que temos feito. Hoje estive pensando no que poderia escrever no blog e decidi contar algumas coisas que percebi esses dias. Por exemplo, aqui é muito comum as pessoas fumarem, 85% dos hóspedes fumam. Temos sido fumantes passivas por tanto tempo que eu já nem me incomodo com a fumaça ou o cheiro, incrível! Juro que se fumarem na minha frente nem vou perceber.

Aqui também a gente tenta cuidar da saúde, por isso temos tentado sempre comprar frutas. Percebi que me apaixonei por nectarina! Banana todo dia, claro, e às vezes junto com a comida para assustar os estrangeiros (o que essa nativa-selvagem está fazendo? Oooww). Mas sabe o que sinto muita falta na comida? Farinha! Toda vez que como feijão (enlatado, com molho de tomate), penso na farinha e no quanto eu gostaria de tê-la por perto.

Os insetos são super diferentes, hoje achei uma mini-aranha muito interessante na minha roupa suja depois que saí do banho. Parece aquela do Brasil, de longas e finas pernas e corpinho pequeno. Existem alguns mosquitos do tamanho do meu polegar (!), assustadores. E nas ruas, os pássaros mais comuns são os pombos, mas também uma ave marinha branquinha, parece uma gaivota.

Falando um pouco das novidades, vou começar por sábado. Sábado à noite fomos em uma programação jovem da AOG (Assembly Of God), conhecemos muita gente legal, voltamos muito animadas. A banda jovem tem um CD muito bom, parece Hillsong (ao povo da igreja, depois compartilho com vocês!).


No domingo fui ao supermercado, enquanto a Fê trabalhava, para comprar comida pro piquenique da tarde. Fomos ao Kirstenbosch Botanical Garden, o monumental jardim botânico daqui. Lindas paisagens pra ver e um show do Zebra&Giraffe, uma banda sul-africana ótima, estilo The Killers, pra animar. Sentamos na grama em frente ao palco, dividindo o espaço com centenas de outras pessoas de toda parte do mundo, todos jovens com cestinhas de piquenique de um lado, óculos escuros e chapéu do outro. Foi ótimo, comemos Lays, suco de uva e bolo de banana. As tres primeiras fotos sao exatamente do Summer Concerts! Foi otimo.

Eu + Mette, Steffie, Kristen, Anna e Maria

Fe + Kristen, Anna, John, Lee, Mette, Steffie e Maria


Já na segunda-feira trabalhei de 8h-16h, num treinamento do KFC. Inicialmente meu objetivo era ser caixa, mas eles enfatizaram que era necessário começar na cozinha para poder ser promovida depois. Beleza. 8h em pé, sem poder sentar, esperando os pedidos para poder aprender a montar os diferentes hambúrgueres. De uns vinte funcionários, eu era a única branca. Lá tinha gente do Zimbábue, Zâmbia, Namíbia e até Congo. Arrumando outro emprego eu tinha dois objetivos: continuar a praticar inglês e ganhar um dinheirinho. Percebi que lá não conseguiria fazer nenhum dos dois. A maioria dos negros aqui tem o inglês como segunda (ou terceira ou nona) língua, então em boa parte do tempo eles se comunicavam entre si em Xhosa, Xona ou sei lá o que mais. E o salário era bem pequeno para uma carga horária muito extensa.

Por causa disso ontem fui lá me despedir e agradecer a oportunidade ao Sergio, o gerente (branco) que me entrevistou semana passada. Ele foi super gentil comigo, disse que era uma pena eu não pegar o trabalho porque ele estava querendo mesmo dar uma variada na cor dos trabalhadores, como modo de diminuir o racismo. A gente conversou sobre futebol, sobre a Copa e até ganhei um milkshake de cookies (e ele ainda vai me pagar as oito horas trabalhadas). Saí de lá bem feliz com minha decisão e com a reação dele.

Ainda sobre segunda, chegando no albergue, eu e Fê pegamos um ônibus pra cidade, com o objetivo de subir a Lion’s head, uma montanha famosa pela vista do pôr-do-sol, do lado da Table Mountain. A caminhada de uma hora e meia foi linda apesar de algumas nuvens insistirem em cobrir a nossa visão. Aqui o pôr-do-sol acontece às 20h, então apreciamos a vista noturna também enquanto fazíamos nosso caminho de volta. Valeu à pena apesar do cansaço e das bolhas no dedinho do pé.

Fernanda num das partes criticas da escalada: Lion's head



A vista que tinhamos durante a caminhada!

Na escuridao da volta


De noite cheguei doida pra dormir, nem tinha forças pra comer nada. Descobri que íamos trabalhar às 7h do dia seguinte, então só tomei banho e cama. Para provar que nosso trabalho não é tão fácil quanto parece, o gerente me ligou meia-noite e meia, dizendo que o taxista estava esperando na porta do albergue com duas novas hóspedes, e eu tinha que fazer o check-in. Legal que ninguém tinha me avisado disso antes, fui pega de surpresa. (A outra menina que trabalha aqui sabia da chegada das hóspedes mas decidiu ignorar, aparentemente). Faz parte do trabalho. Pra compensar ontem dormi até um pouco mais tarde enquanto minha bondosa irmã me cobria na recepção.

Então é isso, novidades detalhadas pra vocês. Hoje ainda aconteceu dois eventos importantes: Robben island e Brazilian dinner. Mas isso deixo pro proximo post.
Beijos,
Flávia

2 comentários:

  1. Caramba! Grande o post, hein... fiquei com uma boa inveja sobre o Lions Head. Era um passeio que gostaria de ter feito. Conseguiram finalmente ir pra Robben? Quero ver, hein. Bjos! André

    ResponderExcluir
  2. Caraca!
    nem tinha visto esse post!!
    soh vi dps q li seu email falando q vc havia comentado do seu emprego no blog..rs!
    Entao.. a lingua q os negros falam eh Xhosa mesmo.. a minha amiga de moçambique me flw no fim do ano.
    Enfim.. aproveita mesmo.. tah qse chegando o dia de vc voltar!\o/

    bjo flah!

    ResponderExcluir