domingo, 3 de janeiro de 2010

Aspectos socio-culturais

Algum tempo já sem postar, né? Eu falei que ia voltar a escrever antes do ano-novo, e eu realmente ia inclusive colocar fotos do nosso último tour por Cape Town, que foi pelos museus daqui. Foi um ótimo passeio e tiramos fotos em cada lugar que o guia da África do Sul da Folha de São Paulo dizia valer à pena (obrigada povo do cefetes pelo presente!). O problema foi que ao final do dia nossa câmera foi furtada, no dia 30 de dezembro. Não estava muito em clima de postar, então resolvemos adiar um pouco. Neste post de hoje vou falar dos aspectos sócio-culturais da África do Sul. Primeiro, é raro assalto a mão armada. Nossa câmera foi roubada sem a nossa consciência, sem percebermos, o que constitui furto. Parece que é bem comum acontecer isso por aqui, são famosos os batedores de carteira. À noite pode acontecer de te ameaçarem com alguma faca, mas já soube que arma mesmo ninguém usa. Hoje contei do furto a um vendedor sul-africano e ele disse: “Welcome to Africa”. Obrigada.

Ok, apesar de 80% da África do Sul ser bem parecida com o Brasil, desde o clima até a simpatia das pessoas, alguns aspectos são bem diferentes. Pra começar, o mais chocante de início é ver os carros com volante no lado direito e com as ruas em sentidos contrários, ou seja, o carro deve manter-se sempre na pista da esquerda. Isso quase nos levou a ser atropeladas algumas vezes, porque olhávamos pro lado errado ao atravessar as ruas. Mas agora já nos acostumamos. Por via das dúvidas a gente olha pros dois lados antes de atravessar.

Transporte público é muito ruim. Pra quem conhece Búzios e as kombis que levam as pessoas pra todo lugar por 2 reais talvez possam visualizar melhor como é o transporte por aqui. Quem tem condições, anda só de carro. É muito raro ver gente andando a pé fora dos centros comerciais. Pra quem não tem carro e precisa se deslocar em grandes distâncias, duas opções: ônibus (similares aos do Brasil, só que em piores condições) ou mini-bus (vans). Os ônibus são mais seguros e ao embarcar o motorista segue seu caminho. Não existem muitos ônibus disponíveis, então eles demoram muito pra passar (40min em média) e poucas pessoas os pegam. O preço não é fixo, então quanto mais distante seu destino, mais caro você paga. As vans, por sua vez, ficam lotadas - 99% de negros (muito raro ver brancos nas vans) - e se elas estiverem vazias ao você entrar, provavelmente você vai ter que esperar um pouco até o motorista achar que tem um número suficiente de pessoas. Não tem muita diferença do preço do ônibus e a frota é muito maior, por isso muita gente é atraída pra elas.

A comida é um aspecto interessante. É bem picante, apimentada, me lembra a Bahia. Ninguém aqui almoça cedo, e é comum comer pão no almoço, montando um sanduiche. Só fui comer feijão e arroz depois de duas semanas e foi felicidade total, estava sentindo falta de feijão.

Todas as pizzas são bem diferentes dos sabores do Brasil. Até agora, em comum mesmo, só marguerita e peperoni. O que mais vemos por aqui é abacate na pizza (quando falei que fazíamos vitamina de abacate no Brasil foi um momento estranho com pessoas fazendo cara de nojo), e não vemos catupiry em nenhuma pizza. Colocar ovo cozido na pizza, como fazemos na minha preferida portuguesa, é uma aberração. Mas eu e Fê estamos querendo preparar uma pizza portuguesa qualquer dia por aqui, pra divulgar o que gostamos.

Algumas marcas têm nome diferente, claro... Kibon, por exemplo, é Ola. Todas as marcas mundialmente famosas, como Nike, Adidas, Puma estão em clima de Copa do Mundo e com estampas bem nacionalistas, as camisas estampam África por todo lugar. As ruas de Cape Town estão enfeitadas com bandeiras que declaram que a África está pronta para a Copa. E, pelo que tenho visto, eles mal podem esperar.

Futebol aqui só é comum entre os negros, que representam a maioria da população. Eles estão muito empolgados com a Copa e é só falar do Brasil que eles fazem uma piada sobre como a África do Sul conseguiria vencer o Brasil na Copa. Depois eles começam a rir porque sabem que isso seria muito difícil. Os brancos preferem mesmo rúgbi, ou críquete. Por isso nas lojas vemos tantas bolas de rúgbi quanto de futebol.

Por enquanto só estou lembrando essas coisas. Qualquer aspecto a mais volto a escrevê-los.

Um abraço,
Flá.

PS.: Hoje compramos uma câmera nova, então aguardem que em breve postaremos novas fotos. Mãe, se você ver este post a tempo, vamos te ligar hoje (domingo).

10 comentários:

  1. aeee
    recebi sua MSG!!! =]
    mto legal saber q o guia tah dando um auxílio por aí!!!
    Pow,ovo na portuguesa eh o q há.. povo estranho daí!!!rsrsrs

    legais as fotos no post anterior =]

    bjao flah

    ps.: já fui hoje ao culto das 9hs.. pq das 19hs eh mto cedo,afinal fico em praia grande até a farmácia fechar!

    ResponderExcluir
  2. desculpa estar tão ausente por aqui, flá! em vitória eu quase não entro na internet... mas vamos lá!

    fiquei bem triste por terem roubado a câmera... o negócio é levantar a cabeça e seguir em frente.

    e sério. faz vitamina de abacate pra eles! é uma das melhores coisas! e coloca ovo na pizza que portuguesa é minha pizza preferida! hahaha

    beijão

    ResponderExcluir
  3. que besteira patético, coisa idiota. puts quem quer saber as idiotíssis que vocÊ está falando da áfrica, quer fazer inveja! Otária não tem nada de interessante aqui!!!!


    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

    ResponderExcluir
  4. gostou do comentário Flá?que coisa besta isso de áfrica:;;;;;;;;;;;;;blÈEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  5. fla q bobagem, tomara que de tudo errado aí besta roubaram a câmera ,....achei foi bom

    ResponderExcluir
  6. Oh Midori Toki esse seu comentário é mais besta ainda, para de ser otário (a)vai kh.....

    ResponderExcluir
  7. AMIGO TO FAZENDO UM TRABALHO PRA FACUL SOBRE A AFRICA... TENHO QUE EXPORTAR PERFUMES PRA ESSE MARAVILHOSO PAÍS, SE TIVER ALGUMA INFORMAÇAO QUANTO A PERFUMES ME FALA POR FAVOR. JESSITAAMERICO@HOTMAIL.COM
    OBRIGADA, O TEXTO FICOU ÓTIMO E AJUDOU BASTANTE.
    VALEU

    ResponderExcluir
  8. nao gostei muito, estou fazendo um trabalho sobre a africa e isso nao me servio para nada

    ResponderExcluir
  9. os aspectos socio- culturais de cada lugar foram apresentados com ulgum aspecto comum? em relação linguas-vidas em português

    ResponderExcluir