sábado, 26 de dezembro de 2009

Christmas Time

É, o Natal foi bem agitado, mas foi ótimo! Ontem tivemos que trabalhar o dia todo, de 7h às 23h. O dia começou com eu, Fernanda e Akhona preparando as saladas para o almoço. Eu e Fê fizemos salpicão e vinagrete, e a Akhona (que é a sul-africana que trabalha aqui tb) fez chakalaka (um prato com vegetais, feijão e curry, bem apimentada). A carne mesmo só foi sair lá pra 17h..o churrasco aqui eh bem diferente, o brasileiro é bem melhor pra falar a verdade. Aqui eles preparam um grande pedaço numa espécie de churrasqueira e depois cortam em bifes, e aí comemos normalmente, com molho, nem parece churrasco.

Bom, como falei no outro post, a gente fez uma vasilha de salpicão, inicialmente. Nossa chefe viu e pediu para fazermos o dobro...O problema é que não achamos batata palha nos supermercados daqui, então tivemos que improvisar com chips, tipo Rufles. O resultado ficou tão bom que uma hóspede pediu a receita e ainda levou pra casa um pratão, elogiou bastante. Foi sucesso total. Vinagrete eles já conheciam por aqui, não foi muita novidade...e de sobremesa fizemos a palha italiana. Não foi todo mundo que gostou não, aqui eles não são chegados em doces na verdade. Mas um dos amigos da nossa chefe levou pra casa todo prato que sobrou, e gostou bastante. Durante o almoço na mesa havia um monte de brinquedinhos e coroa de plástico pra colocar na cabeça e ficar tudo mais engraçado. Depois do churrasco ainda tivemos que trabalhar no bar..foi muito cansativo. No final da noite a gente já estava de mau humor por causa do cansaço (ficamos em pé muito tempo, e cozinhar também cansa). Ah, esqueci de dizer, também teve champanhe e Jageismester, um licor famoso aqui que nossa chefe insistiu que bebêssemos, porque era Natal e tínhamos que brindar, então não teve jeito.

Mas graças a Deus deu tudo certo, porque estávamos preocupadas com a salada..primeira vez que cozinhamos assim pra muita gente (tinha umas 20 pessoas ao todo). Foi bom ter o André por perto também, ficou com mais cara de Natal (porque eu não estava em clima nenhum, sem família toda junto não parece muito Natal). Ganhamos um presente na nossa chefe, um caderno feito com folhas recicladas, com capa artesanal (com folhas de bananeira e outras plantas), escrito Cape Town na capa. E o pai dela ainda nos deu uma caixa de Toblerone, aquele chocolate que tem em todo FreeShop. Muito legal. Ainda ganhamos umas gorjetas pelo nosso dia de trabalho...nada demais, mas já é alguma coisa.
Espero que o Natal tenha sido bom por aí no Brasil também. Hoje não tem fotos, porque as fotos no Natal estão na câmera do André...Daqui a umas 5h ele deve chegar no Brasil, por sinal.
Antes do Ano-novo ainda dou notícias.
Here's from Africa, with love,
Flá.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Notícias de Natal


Terça-feira passamos o dia pela região de Stellenbosch, famosa pelas inúmeras fazendas de vinho, bons restaurantes e cafés, e lindas paisagens. Tivemos como guia o tio do amigo do André (que casou semana passada em Pretoria), Brian. Ele nos levou primeiro para um café da manhã em um dos restaurantes e depois passeamos pelas fazendas. A primeira foi Borschendal, uma das tradicionais fazendas. As vinhas foram plantadas com vista para as montanhas de Stellenbosch, o que dá um visual lindo às plantações (dá pra percerber pela foto). Caminhamos um pouco por lá, dando tempo de conferir a loja de lembrancinhas também. A segunda fazenda foi a Delaire, mas passamos muito rápido, só tiramos algumas fotos, nos impressionamos com a decoração do lugar e partimos para a última, a Bergkelder, que é mais um centro de produção e estocagem moderno e menos uma fazenda. Lá tivemos a oportunidade de degustar quatro tipo de vinhos, com a família do Ian, amigo do Brian. Acontece que as pessoas que estocam vinho neste lugar, uma vez por ano possuem o direito de escolher quatro tipos de vinho de sua preferência (inclusive os super-premiados Fleur Du Cap) para degustar e convidar quem quiser. Nós éramos os convidados do Ian. Me senti muito privilegiada. E não gastamos um tostão neste dia, tudo cortesia do Brian e do Ian. Foi muito bom. Eu, que não bebo nada, me senti na obrigação de provar os vinhos, claro. E realmente gostei de alguns.. em especial dois deles, que agora não lembro o nome. Só sei que um era vinho branco e o outro tinto. Mas minha memória para nomes é horrível.

Ontem fomos pegar nosso dinheiro de volta do ticket para a Robben Island, porque choveu no dia que íamos e aí não podia sair o barco para a ilha. Aproveitamos que estávamos em Waterfront e fomos andando até a famosa Long Street, uma avenida rica em restaurantes e lojas. Almoçamos por lá e encontramos ao longo da tarde nada menos do que uns cinco brasileiros. O carioca Guilherme em uma loja de surf, uma família paulista na farmácia, e um outro carinha no supermercado. Foi engraçado, nunca tínhamos encontrados tantos brasileiros assim em tão pouco tempo. Mas ouvi que é bem comum sim brasileiros pela Long Street, até porque a escola Good Hope recebe muitos dos nossos nativos para aulas de inglês.


Hoje é dia de Braai pra comemorar o Natal...com direito a salpicão feito por mim e Fernanda e palha italiana de sobremesa. Feliz Natal pra vocês!!
Beijos!
Flá.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Primeiro post

Resumo do fim de semana em 20 fotos e 4 posts:

Primeira coisa no sábado: Hop On - Hop Off Bus.




No bondinho, subindo.




Chegamos! Vista da Table Mountain. Lá embaixo, Cape Town.



As rochas e a natureza da Table Mountain



Propaganda das Havainas num ponto de ônibus de Camps Bay (chique!)


Segundo post

Camps Bay: Fernanda




Uma ducati e uma Lamborghini...


Maria (da Hungria)! Foi embora do albergue no sábado..gente boa!



Começo do domingo: Fê e André no barco indo pra Seal Island



Seal Island (Ilha das focas)


Terceiro post

Uma estrada linda..atrás, Hout Bay.





Simon's Town - a praia dos pinguins.


Pinguins africanos





Babuínos na estrada! Sim, perigosos e loucos.




Melhor parte do passeio:

andar de bicicleta olhando a paisagem da Reserva Natural de Table Mountain.






Quarto e último post

Reserva Natural da Table Mountain - ao vivo é de tirar o fôlego.




Nosso transporte: Baz Bus - muito legal (e barato)!




Vista subindo o farol...





Vista do farol..Cape Point.



A tradicional foto no Cabo da Boa Esperança...

"The most south-western point os the african continent"



E a despedida do melhor passeio até agora...

Beijos!

Here's from Africa, with love (missing you!),

Flá.








sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

V&A Waterfront

Vista onde vimos focas pulando da agua!

Vista de um dos shoppings

Havaianas bombando aqui.

Green Point Estadium

Mercado de artesanato

Postando rapido somente algumas fotos do dia de ontem (queria ter colocado mais, mas soh deu tempo disso)...fomos ate Waterfront, um belo lugar aqui em Cape Town, perto de um dos estadios da Copa do Mundo (em Green Point). Agora jah estamos indo visitar outros lugares, como Table Mountain p. ex., dando uma de turista mesmo, aproveitando que Andre estah aqui.
Beijos!
Fla.






quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dia de compras

Fê postando:



O shopping

Ontem fomos ao Canal Walk Mall, o maior shopping de Cape Town. Passamos o dia lá, conhecendo, pesquisando preços e fazendo umas comprinhas.


Clima de Natal


Como o real é mais valorizado que a moeda daqui, as coisas ficam mais baratas do que no Brasil. Por exemplo, roupas de marca como Adidas, Roxy, Bilabong e outras, a maioria das peças custam mais ou menos 60 reais. Assim dá pra comprar roupa de qualidade sem pagar tão caro.



Flavia e as compras


Já tem muita coisa da Copa do Mundo nas lojas (como as famosas vuvuzelas - cornetas sul-africanas), mas infelizmente não são tão baratas quanto as roupas. A camisa oficial da seleção sul-africana está saindo por volta de 500 rands, algo próximo a 120 reais. Já as camisas normais, não-oficiais, da Copa estão mais acessíveis, pretendo comprar uma de lembrança.


Fernanda empolgada com a vuvuzela


Aproveitamos também para assistir o filme Invictus, que fala sobre a Copa de Rúgbi de 1995, que aconteceu aqui na África do Sul. É um ótimo filme! Conversando com as pessoas aqui, eu tinha notado que, em geral, os brancos gostam de rúgbi, e não curtem muito futebol, enquanto os negros adoram futebol, mas não entendem nada de rúgbi. A partir do filme, pude entender mais claramente o porquê disso e como isso pode ser mudado ao longo do tempo (como já está mudando). Se você se interessou pelo assunto e quiser entendê-lo melhor, não deixe de assistir esse filme!


Hoje está um dia "calça jeans e casaco" por aqui. André chega daqui a pouco e a gente trabalha até as 16h hoje. Ralando com o inglês daqui.

Beijos para todos e saudades de muitos :******


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Camps Bay

Ontem foi um dia memorável.


Os irmãos Inus e Troy nos levaram a Camps Bay para passear, aproveitando nosso day-off. Foi muito bom poder começar essa amizade e fortalecê-la hoje, mas é uma pena que não veremos mais os meninos de Pretoria. O dia começou com a abertura de um e-mail, combinando o horário de encontro, e depois uma pequena viagem na caçamba da caminhonete até Camps Bay, uma das praias mais famosas de Cape Town.

Frescobol, bate-papo dividindo o guarda-sol e entrar na água geladérrima da praia fizeram parte do nosso dia. O ar daqui é bem seco, então é engraçado como o corpo seca em um minuto. A praia é linda, as pessoas são comportadas (é proibido levar álcool pra praia), não estava ventando muito e o sol estava amigável.


Era estranho ver algumas pessoas usando toca de banho pra entrar na água, usando casaco(!) ou roupas normais pra mergulhar...bem diferente do que vemos no Brasil (porque mesmo as pessoas mais pobres vão de biquíni – ou cueca – pra praia, mas nunca casaco). Era um grupo de pessoas empolgadíssimas com as ondas e com a água, acredito que eles não possuem acesso à praia nos dias normais de trabalho.


Almoçamos pizza (tá bom, não é muito saudável, mas estou me comportando o máximo que posso), vimos um dos estádios construídos para a Copa (Green Point) e então os meninos nos deixaram aqui no albergue. Eu e Fê ficamos muito felizes em podermos agir um pouco mais como turistas, sem precisar ficar muito presas ao trabalho. E ter alguém para levar a gente pros lugares, sem precisar pagar táxi ou transporte, foi perfeito – eles foram muito gentis em providenciar isso, sem pedir nada em troca, então somos muito gratas.


Chegando no albergue fomos requisitadas pelos hóspedes (pelo Richard, na verdade, que estava bêbado depois de um dia andando pela Rota do Vinho) para prepararmos alguns drinks e servirmos outras bebidas (isso porque era nosso day-off). "Call the brazilian ladies ladies..I want cane train!"


Estamos só há alguns dias longe de casa, mas pra mim parece que já passou um tempão. Mesmo assim os dias têm passado rápido, a saudade às vezes aperta, mas estamos tentando nos concentrar aqui no nosso trabalho. Falar inglês tem se tornado cada vez mais fácil, como era de se esperar, e estamos com ótimas perspectivas para a próxima semana (com André) e para os próximos 3 meses.

Fiquem com Deus aí no Brasil. :)
Flávia.

domingo, 13 de dezembro de 2009

About the weekend

O fim de semana foi ótimo! No sábado trabalhamos o dia todo, mas a recompensa foi poder desfrutar de um verdadeiro Braai (churrasco sul-africano!) preparado pelos irmãos Inus. Depois de uma semana comendo só frango e presunto, foi delicioso poder comer um pedação de carne, com pão de alho. Foi bem divertido, ficamos batendo papo e rindo, conversando sobre Cape Town, essas coisas.


Fernanda feliz com o Braai

E domingo também foi surpreendente. Eu e Fernanda decidimos conhecer uma igreja (o boletim da igreja estava no Centro de Visitantes, então primeiro entramos no site pra dar uma olhada, nos empolgamos e decidimos ir). Procuramos no Google Map e decidimos ir caminhando (chegamos atrasadas porque a caminhada foi mais longa do que o esperado!). Nos deparamos com uma Assembléia de Deus no estilo Hillsong, com três cultos pela manhã, festa para os jovens todo sábado, uma boa estrutura para os cultos e, o mais importante, pessoas super-receptivas. Como era nossa primeira vez lá, fomos encaminhadas para um café direcionado aos visitantes, e lá conhecemos Antoniete, com quem conversamos bastante, trocamos e-mail, essas coisas. Depois conversamos com Jade, esse cara da foto, simpaticíssimo, que ofereceu uma carona pra casa, mas a carona acabou se transformando em um almoço em Big Bay com os amigos portugueses dele. A vista do restaurante era bem bonita, com muita gente na praia praticando Kitesurfing, o que enchia a praia de cor (kitesurf = vento, por isso nosso cabelo estava daquele jeito na foto).


Eu, Jade e Fernanda

Big Bay Beach

Resultado: devemos continuar freqüentando lá, já temos planos de ingressar em uma célula (se o trabalho permitir), fazer uma caminhada para escalar a Table Mountain e participar de um churrasco com os jovens da igreja em Camps Bay! E isso porque só fomos lá uma vez..então nos sentimos muito bem-vindas. Foi muito bom, sentimos o cuidado de Deus por nós e uma grande esperança de criar vínculos fortes com pessoas daqui. Amanhã devemos providenciar um celular, pra aumentar nossas chances de comunicação...


Essas são as notícias! André já está aqui na África do Sul, mas bem longe da gente por enquanto (ele vai participar de um casamento em Pretoria)... Semana que vem ele virá pra cá, o que vai render muitas fotos e notícias, então aguardem.

Grande abraço, here’s from South Africa, with Love,
Flá.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Aprendendo na marra

Olah, pessoal!
Como vao as coisas no Brasil? Jah mostrei alguns folders de Vitoria para os estrangeiros, a maioria diz que adoraria visitar o Brasil haha
(Nao liguem pra falta de acentos e pontuacoes, estou usando o computador aqui do albergue e o teclado eh um pouco diferente).



Nosso local de trabalho


As noticias daqui se resumem a ontem e hoje. Agora o trabalho realmente comecou...ontem trabalhamos a noite como bartenders, sem ninguem supervisionando ou ajudando. Bartenders que nao bebem e que nao sabem nomes de bebidas em ingles..imaginem como foi! haha Mas os hospedes nos ajudavam apontando as coisas e explicando como que se preparava alguns drinks. Um que aprendemos foi o Cane Train (que eh cachaca + soda + muito gelo, nada muito complicado). E aih servindo as cervejas, uisques (Jameson!), disponibilizando cinzeiros, limpando o bar, selecionando musicas, conversando e ensinando como falar algumas palavras em portugues (sim, algumas palavras eles iam usar na praia hoje para conquistar algumas mulheres). Ao final da noite jah estava todo mundo meio alto, entao o trabalho ficou mais divertido, a gente riu bastante. Hoje tambem vamos trabalhar o dia todo. De 7h-21h. Por enquanto abrimos a recepcao, jah limpei o quintal (entende-se: catar o coco dos tres grandes cachorros daqui), liguei e limpei a jacuzzi, atendi telefonemas (e alguns nao entendi nada), recebi pessoas... Esse eh um panorama do nosso trabalho aqui, portanto. Esse inicio eh mais dificil entender todo o vocabulario, mas aos poucos a gente vai aprendendo...



Ontem a gente foi ao shopping comprar algumas coisas no supermercado, e em umas das lojas de surf nos vimos as famosas havaianas logo na entrada! Tivemos que tirar uma foto..haha e nao pude deixar de conferir o preco...aquela mais simples, com a bandeirinha do Brasil (que eu acho que custa 15reais aih), aqui custa 160 rands..que equivale a 40 reais. Yeah baby, nao tao barato, neh. Em compensacao a gente encontra camisetas em lojas de departamento por 5 reais, sapato por 10 reais...coisas desse tipo.

Ok, jah me despeco por aqui.
Obrigada pela visita. :) Beijos!


Here's from Africa, with love.
Flah.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A semana



Postado por Fê:





Ei gente! Como estao?
Eu estou bem por aki, mas com saudade de mts x]

Algumas noticias dessa semana:


Fomos a um lugar muito pobre aki de Cape Town, com as pessoas do albergue, pra ajudar uma instituiçao social que trabalha com crianças carentes.
Foi uma grande experiência! Todas as semelhanças com o Brasil não são meras coincidências!
A única diferença era a língua: eles falavam Xhosa, mas entendiam o inglês (as aulas na escola são em inglês).

Brincamos com elas, jogamos futebol (eles adoram aki), montamos uma árvore de natal, desenhamos, enfim, tudo para levar um pouco de alegria e mostrar q alguem q se importa com elas.
Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ir nessse lugar.
Não podemos fechar os olhos para a realidade social da Á frica do Sul enquanto curtimos os passeios e as belas praias daki, nao eh msm?




Ontem trabalhamos o dia inteiro, e não foi muito fácil.
A língua ainda é um problema pra mim por aki.
Mas consegui treinar um pouco minhas habilidades de recepcionista e bartender.
Jah sei o nome de um monte de bebidas internacionais.. O.o Hunters Dry, Heineken, Black Label, etc..


Ontem tb Akhona fez um jantar sul-africano pra gente.
Tava MUITO gostoso!
Tinha arroz, frango ensopado e salada de beterrada (com maçã verde ralada e maionese).
Tudo muito temperado.
Hmmmm.





E hoje foi nosso day off.
Fomos a praia, ao shopping e a praia novamente com os cachorros.
A praia estava cheia de praticantes de kite surf no final da tarde, o que resultou em uma linda paisagem: final de tarde, praia, kites coloridas, cachorros correndo. Tudo isso tomando um delicioso sorvete. Mas nem tudo são flores.


Tenho estudado bastante o ingles daki pq sexta a noite e sabado o dia inteiro iremos ficar sozinhas na recepçao. Frio na barriga. Muita responsabilidade. Espero dar tudo certo.

Desculpe aos que prometi mandar e-mail e ainda não mandei.
Não é tão fácil o acesso a internet aki, por isso ainda nao foi possível.
Mas nao ker dizer q eskeci, ok? ^^


Fikem com Deus :******
Fernanda

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Hi

Olá!
Aqui vai o primeiro post vindo diretamente da África do Sul.
Sem entrar em muitos detalhes, fizemos uma ótima viagem no geral apesar do cansaço inevitável. Obrigada a todos que compareceram no aeroporto, ou que mandaram torpedo, ou que ligaram, ou que se importaram de alguma forma.


Ontem e hoje já deu pra sentir como serão as coisas por aqui... o albergue tem esse jeitão relaxado – do jeito que um albergue deve ser, todo mundo tranqüilo, galera muito simpática e receptiva. A estrutura também é boa e fica perto da praia e do shopping (o que lembra minha casa). Sinto-me à vontade em qualquer lugar daqui do albergue, o que é ótimo, e já estamos sentindo as diferenças culturais, claro. O sotaque sul-africano é bem fechado e às vezes não entendo muita coisa (até porque eles falam muito rápido), mas sei que isso é normal dos primeiros dias num país totalmente diferente. Aqui no albergue tem gente de todo lugar, então os sotaques variam. Na maior parte do tempo consigo me comunicar, graças a Deus.


Uma surpresa agradável foram os cachorros. Aqui tem três mto simpáticos e carinhosos, não tem como se sentir sozinha haha. Ontem fomos a praia com eles, foi muito divertido...eles brincam muito e enlouquecem na praia.





Here’s from South Africa, with love.
Flávia.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Novo horário do Vôo

Depois de muita confusão consequente de uma má impressão da confirmação de compra pela internet do nosso vôo, foi confirmado: sairemos daqui de Vitória às 8h50min. Então estaremos no aeroporto desde 7h30min, caso alguém tenha o interesse de aparecer!

Com malas prontas e muitas despedidas realizadas, um abraço!
Flá.

Arrumando as Malas!

(Fernanda postando)

Hoje é o dia de arrumar as malas!
Tantas coisas pra resolver, de enlouquecer.
Meu checklist:
* fecha vida em Viçosa
* fecha vida em Vitória
* abre vida na África do Sul

Agora deixa eu correr pra cumprí-lo...
:****

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Chegando...

Sobremesa de abacaxi, uma das receitas do nosso livrinho


Ok, ontem começamos a montar um livrinho de receitas pra levar pra SA. Realmente espero poder aprender a fazer alguma comidinha lá... Ou sobremesas (ou caipirinhas :P haha).
Hoje já começo a arrumar minha mala, compraremos algumas lembracinhas do Brasil para levar pros meus futuros amigos e ainda tem jantar de despedida com meus pais e namorados. Dia cheio!

Estou animada! :)

Amanhã postarei um texto de despedida aos meus amigos.

Beijos!
Flá.